É (im)possível se organizar na faculdade

08 outubro 2017

Foto por Roman Bozhko
via Unsplash
Apesar de tentar, eu não consigo muito ser organizada com meus compromissos, lições, trabalhos e muitas outras coisas para fazer. Em 99% do tempo, eu simplesmente acabo esquecendo o que eu tinha que fazer e no final fica tudo para última hora.
Com a chegada da semana de provas, fiquei atolada de matérias para estudar e trabalhos para fazer, então pensei que seria interessante mostrar um pouco a forma da qual eu me organizo (ou tento organizar) com as coisas da faculdade e também estudar.

iStudiez Pro

O iStudiez funciona basicamente como um planner. Você cria nele o seu semestre, adiciona os professores e as suas informações, as informações das aulas e também pode adicionar as notas que você tira nos trabalhos e provas para o aplicativo calcular depois a média. Quando você adiciona um trabalho, você pode classificar a importância dele e também um alarme para te avisar antes da data final, e quando você não entrega, o ícone de notificação fica aparecendo em cima do aplicativo para te lembrar de fazê-lo.
Já utilizo ele tem um bom tempo, acho que desde o segundo ano do ensino médio, ou seja, uns cinco anos. Eu gosto dele por conta das notificações antes de começar uma aula (você também adiciona a sala, assim não vai se perder) e porque ele supre todas as minhas necessidades.
Ele possui versões para iOS e Android, em ambas são pagas, mas para iOS ele possui uma outra versão que é grátis e um pouquinho limitada. Tem também os programas para macOS e Windows, que é basicamente a mesma coisa que você tem no seu smartphone.

Trello

Esse site/aplicativo é excelente para a organização de trabalhos em grupo que são geralmente a causa dos cabelos brancos dos universitários. No Trello você cria painéis, adiciona pessoas e tarefas, e também pode colocar uma data para essa tarefa ser completada. Utilizei ele em dois trabalhos esse ano: para o grupo das aulas de Tipografia, mas usamos apenas umas duas semanas, pois éramos em poucas pessoas; e para o grupo de História da Arte, pois somos em muitas pessoas e assim ficava mais fácil de separar quem faz o que e a data limite de entrega.
Uma coisa interessante do Trello é a opção de você adicionar um arquivo no quadro para que as outras pessoas possam ver. No trabalho de HA, cada um tinha que pesquisar sobre o movimento Pop Art e também sobre ele no seu curso, design no meu caso. Ao invés de cada um fazer e enviar no e-mail da Isa, a responsável por juntar todas as pesquisas, nós fizemos o upload da pesquisa no Trello, assim ela teria acesso e todos os outros integrantes do grupo também teriam e assim poderiam ver o que o outro fez.
Ele é totalmente grátis, mas tem algumas funções extras se você resolve assinar. Ao convidar algum amigo para usar o Trello, você ganha meses Gold grátis para utilizar. Eu recomendo bastante essa plataforma, pois evita discussões e assim cada um sabe pelo que é responsável. No aplicativo para celular, ele notifica quando chegou ao prazo final de algo, o que é muito bacana.

Quizlet

Descobri esse aplicativo/site tem alguns dias e já estou adorando. Com o Quizlet você pode estudar qualquer matéria usando flashcards, diagramas e até ligando uma coisa a outra. Você procura a matéria que quer e adiciona ela à uma pasta que você cria para ficar salvo. Estou usando ele tanto pelo computador quanto no celular, para ler alguns minutos antes de alguma prova e revisar a matéria. É extremamente simples de usar e totalmente gratuito, mas assim como o Trello, ele tem algumas outras funções se você é assinante Premium, mas acho que a versão grátis é suficiente.


Eu também tento me organizar com uma agenda e o Bullet Journal, e até semestre passado a agenda estava dando certo, mas simplesmente parei de levá-lo comigo para a faculdade por causa do peso na mochila.
Imprimi esse semestre um calendário para colocar no fichário e ir anotando as datas de seminários, provas, entregas de trabalhos e outras coisas, o que facilita bastante também e é interessante se você não gosta nem um pouco de aplicativos.
//

Esses são os únicos três aplicativos/sites que utilizo para me organizar e estudar, e gosto bastante de todos. Se você utiliza algum site/aplicativo, ou tem outra maneira interessante de estudar e se organizar, deixa aí nos comentários que vou adorar testar :)

Um comentário

  1. oi! gostei do seu post e do seu blog (passei por aqui pra saber sobre coloração de cabelo com anilina). Sobre se organizar na faculdade, tem o Thomas Frank que dá umas dicas incríveis. É em inglês, mas dá pra colocar legendas (em ingl também). https://www.youtube.com/channel/UCG-KntY7aVnIGXYEBQvmBAQ

    ResponderExcluir