Pintando o cabelo com anilina

20 dezembro 2015

Eu queria fazer um post super completo sobre isso, mas acontece que seria impossível eu fotografar o passo a passo (ou filmar, como era a intenção) e pintar, tudo isso sozinha. Fotografei algumas poucas coisas, mas acho que o que vale mesmo são as instruções e as fotos de antes e depois.

Meu cabelo estava com a raiz + quatro dedos na minha cor natural (castanho escuro), enquanto o restante era uma mistura de branco, loiro, lilás, rosa e meio alaranjado. Por conta do meu cabelo já estar bastante agredido, eu não descolori e resolvi arriscar pintando ele de azul, com a intenção que ele ficasse com o tom turquesa quando pintei ano passado.

As cores podem variar dependendo do tom que a sua descoloração ficou, e é sempre bom fazer o teste de mecha antes de descolorir, assim você não corre o risco de estragar seu cabelo porque ele teve alguma reação química com o descolorante.

PARA A ANILINA FIXAR BEM, É NECESSÁRIO DESCOLORIR!!!


Você pode encontrar diversos tutoriais incríveis na internet sobre como descolorir e como fazer o tese de mecha.
Já usei a anilina rosa da marca Glitter, mas atualmente a que mais uso é da marca Salisil por causa da quantidade de cores e gramas do produto, porém, ambas são ótimas.

Itens necessários:

  • 1/2 colher (chá) de anilina de madeira à base de álcool;
  • Creme de pentear ou máscara de hidratação branca (cremes com cores podem alterar a cor da anilina);
  • 1 tampinha de álcool líquido (álcool doméstico);
  • Recipiente de plástico;
  • Luvas de silicone.
  • Creme hidratante de corpo.
Ps1.: A quantidade necessária de creme é aquela que você achar que vai dar pra usar em toda a parte que você descoloriu. Se você usar pouca anilina e muito creme ele pode ficar mais claro e vai sair com mais facilidade.
Ps2.: Use sempre luvas, pois a anilina suja bastante e mancha. Use também roupas velhas.

A Mistura

  1. Coloque a anilina no recipiente plástico e adicione o álcool. Misture bem até dissolver completamente. O álcool por estar em pequena quantidade não danifica o cabelo.
  2. Adicione a quantidade deseja de creme e misture bastante, até ficar homogênea. 
Aplique bastante creme hidratante no rosto e na área do pescoço - braços também se for desajeitada como eu -, pois o creme facilita remover a anilina do corpo.

Aplicando a tinta e enxague

  1. Separe seu cabelo (eu costumo separar em quatro partes, e depois cada parte separar em duas ou mais) e prenda  firmemente, para o caso de ter alguma parte que você queira de outra cor.
  2. Com o cabelo separado, aplique sua mistura uniformemente, evitando deixar partes sem tinta. Não faça a pintora e fique "sobe e desce" com o pincel como se seu cabelo fosse uma parede. Sempre faça de cima para baixo, assim evita que seu cabelo fique com nós. Você também pode aplicar com as mãos e ir esfregando (de cima para baixo).
  3. Aguarde uns 40 minutos, ou mais, e enxague com água morna. Dependendo da cor escolhida, a água vai ficar saindo colorida por um tempo, até um mês talvez, mas não tem problema algum.
Não tirei uma foto de quando saiu o azul do meu cabelo, mas ficou uma mistura de verde com cinza e até castanho.
Essa mistura não estraga os fios, pois contém o creme/máscara que além de colorir seu cabelo, ele vai hidrata-lo também. Seus fios ficaram um pouco danificados por conta da descoloração, mas ai é só você ir fazendo hidratações nele durante o banho que logo desaparece. Não sou nenhuma profissional, aprendi tudo isso sozinha, pesquisando bastante e conversando com pessoas que já fizeram esse processo, então, não me culpem caso seu cabelo não atinja a cor desejada de primeira, afinal, nem eu consegui a que eu queria das primeiras vezes. Se você estiver com medo de mexer nos cabelos, não faça isso sozinha, procure um profissional.

2 comentários

  1. Cabelo lindo demais!!! Pena que não tenho coragem... Hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sempre pode começar com uma mecha na parte de baixo do cabelo hahahah

      Excluir