Tipos de Livros (hardcover, hardback, paperback, ...)

04 janeiro 2016

Quem compra livros pela internet, principalmente em sites internacionais, sempre acaba ficando na dúvida com relação ao tipo do livro, pois eles possuem diversos tipos (hardback, hardcover, ...) e isso acaba confundindo bastante, já que para gente o comum é aquele livro de tamanho normal com orelha que possui a sinopse do livro e informações do autor.
Resolvi fazer um guia ilustrado com imagens para você nunca mais sofrer em querer saber qual é a melhor e qual é aquela que você quer na hora de comprar em sites gringos.

Hardcover = Edição de Luxo

Essa edição é em capa dura e lisa, ou seja, a capa dela não contém nenhuma informação e o nome do livro e autor fica localizado na lombada. Ela vem com uma jacket que protege a capa é onde contém ilustrações e detalhes do livro.
No Brasil essas versões são muito caras, e muitas vezes é mais coisa de estética compra-las, e aqui são conhecidas como edição de luxo.

Hardback = Capa Dura

Essa é uma versão normal de capa dura e todas as informações e ilustrações vem na própria capa, sem a jacket. Essa edição normalmente não possui orelhas, mas as folhas são de ótima qualidade. Essa edição é a mais comum no Brasil em comparação com as hardcovers, mas também tem um precinho meio alto.
A hardback é quase que um padrão nos Estados Unidos e Inglaterra, então para eles hardcover e hardback é quase a mesma coisa.

Paperback = Edição Econômica

Essa versão é a mais comum e com capa de papel, brochura e afins. Ela pode ou não ter orelhas e sai muito mais em conta do que uma hardcover/back.
Aqui no Brasil essa edição é chamada de brochura e você só consegue saber se ela vêm com orelhas nos comentários do produto, enquanto nos sites internacionais você não consegue encontrar, pois ele só diz que o livro é paperback.


Pocket/Mass Market Paperback = Livro de Bolso

É uma versão mais barata e menor. Esses são aqueles famosos livros que cabem em qualquer lugar. Tanto a capa quanto as folhas são bem mais delicadas, mas não é sempre assim.
Possuo algumas edições de bolso que são ótimas, a folha não é tão fina e a capa também não, mas já vi que as edições de bolso de As Crônicas de Gelo e Fogo é bem ruinzinha por conta das folhas serem extremamente finas e possibilitarem você ver a página seguinte através de outra.

Na minha opinião as paperbacks são bem melhores, além de terem preços mais acessíveis. Se você é daqueles que gostam de colecionar diversas edições dos livros, vale a pena investir em pelo uma versão em hardcover ou hardback.
Apesar de gostar bastante de muitos livros, eu não sei se teria coragem de investir um dinheiro alto por conta da capa ser dura ou não. Os únicos livros que eu possuo com capas duras e jacket são por não ter uma alternativa mais barata.

Se você quer comprar livros em sites internacionais, eu recomendo o Book Depository e a Amazon. No Book Depository você consegue ter a sorte de encontrar o livro em português. Nunca comprei em nenhum dos dois, mas muita gente já comprou, e inclusive a Mel do Serendipity está sempre indicando o BD.

Você tem algum tipo preferido de capa ou livro? Me conta ai nos comentários.

Nenhum comentário

Postar um comentário